Alterar conteúdo dos posts direto no Banco MySQL

Com a migração dos meus outros 2 sites para o meu blog pessoal, algumas coisas ficaram pendentes, uma delas foram os links e menções dos nomes dos blogs antigos nos artigos do wordpress. Seria necessário editar post por post para encontrar os locais onde existiam links e onde o nome do blog era citado.

Ainda bem que quase sempre existe uma maneira melhor de fazer as coisas, seria um trabalho burro e tedioso, realmente não estava afim de fazer. Coloquei os neurônios para funcionar e lembrar de como realizar isso através de uma consulta SQL.

Todas as informações do WordPress são colocadas em tabelas dentro de um banco MySQL, tudo muito bem dividido e organizado, desta maneira bastava saber como executar uma instrução SQL que fizesse uma alteração em massa em todos os meus posts, que estão localizados na tabela WP_POSTS mais precisamente na coluna post_content.

Para isso você precisa acessar o seu banco, como não sou nenhuma DBA e precisava fazer isso o mais rápido possível, preferi acessar o banco através do PHPMyadmin um painel de administração de bancos MySQL.

Praticamente todas hospedagens utilizam o PHPMyAdmin mas cada uma possui uma forma diferente de liberar este acesso aos seus usuários, você precisará ver como funciona no seu caso, hospedagens que usam o CPANEL são mais fáceis pois já possuem um atalho direto para acesso. Eu estou utilizando a Hospedagem de Sites Digital Ocean, dá uma lida no artigo que escrevi sobre ela.

Dentro do PHPMyAdmin você deve acessar o seu banco, se não tem certeza qual é o correto basta abrir o arquivo wp-config.php do seu blog e procurar pela linha:

define('DB_NAME, NOME DO BANCO');

Nela consta o nome do banco que seu blog utiliza, dentro dele você irá acessar a pasta WP_POSTS e clicar na aba SQL e aí utilizar o comando abaixo:

UPDATE wp_posts SET post_content = REPLACE (
post_content,
'TEXTOA SER SUBSTITUIDO',
'NOVO TEXTO');

Basta executar e a mágica acontece, um trabalho de horas executado em segundos, fiz isso para o conteúdo dos dos blogs foram cerca de 150 substituições, em diversos posts. Já imaginou fazer tudo isso na mão? UFA!

Ícaro Melo

Especialista em Tecnologias Microsoft, Redes de Computadores e Infraestrutura. Como hobby, faço monetização de sites com Adsense e Afiliados.