Atualizar Plugins e WordPress automaticamente

Na maioria dos servidores de hospedagem sejam VPS, compartilhada ou Cloud é impossível realizar a instalação e atualização de plugins, temas e até mesmo atualizações de versão do WordPress diretamente sem que ele exiba uma tela solicitando os dados para conexão via FTP.

wordpress-pedindo-ftp
Isto acontece porque as permissões e algumas Configurações do wordpress não estão configuradas para que ele possa fazer isso diretamente. Em algumas hospedagens os instalador do WordPress já configura isso da maneira correta, bem comum em hospedagens compartilhadas.

A configuração é basicamente simples, a primeira coisa que você deve fazer é abrir o arquivo wp-config.php e adicionar a seguinte linha de configuração no final do arquivo:

define('FS_METHOD','direct');

Após isso você deve liberar as permissões dos diretórios no linux ou se for o caso tentar fazer isso via painel na sua hospedagem, já fiz isso uma vez na Hostnet mas não me lembro como foi.

Se o seu servidor foi CentOS, Fedora ou RedHat você deve liberar as permissões para o grupo “apache” em outras versões como o Ubuntu o usuário/grupo é “www-data”. Então as linhas de comando vão ficar da seguinte forma:

sudo chgrp -R www-data /var/www/diretorioDoSeuSite
sudo chmod -R g+w /var/www/diretorioDoSeuSite

Lembrando que no caso de outras distribuições Linux o usuário/grupo utilizado pelo daemon (serviço) do Apache pode mudar de nome, o mais comum é que seja “apache”.

Lembre-se de confirmar isso antes de executar o comando, se o usuário não for este não se preocupe a primeira linha de comando vai exibir um erro mas não irá causar problema algum.

Ícaro Melo

Especialista em Tecnologias Microsoft, Redes de Computadores e Infraestrutura. Como hobby, faço monetização de sites com Adsense e Afiliados.