Extrato do INSS Online

Para consultar o INSS Extrato online é muito simples nos dias de hoje, basta você ter acesso a internet, os documentos necessários e seguir algumas dicas básicas que passaremos para você aqui. Muitas pessoas tem problemas diários durante a consulta do seu extrato mas chegou a hora de colocar um fim nesta dificuldade que muitos e muitos brasileiros enfrentam na hora de entender melhor sobre seus direitos.

A ferramenta de consulta de extrato do inss é desenvolvida e mantida por um órgão da previdência social conhecido como Dataprev. O Dataprev é responsável dentre outras coisas por toda administração das informações tecnológicas da previdência social, ele é responsável pelos servidores, bancos de dados e sistemas que mantém os cadastros dos contribuintes e trabalhadores em todo o país, não é um serviço fácil mas eles cumprem com total dedicação.

Além do Dataprev, existe um outro órgão e este sim muito conhecido por todos os trabalhadores brasileiros que é o INSS. As pessoas costumam não tem boas impressões quando se fala em inss, geralmente associam a filas intermináveis e descontos no salário, mas não é bem assim, o Instituto Nacional do Seguro Social é um órgão responsável por cuidar de todo o dinheiro referente as contribuições do trabalhador e melhor de tudo, é ele quem faz o pagamento deste dinheiro ao mesmo trabalhador quanto este chega ao fim de sua vida de trabalho e decide se aposentar.

Ao se aposentar, é realizado um calculo referente as suas contribuições durante sua vida e com base nisso, no tipo de serviço e últimos salários você recebe o valor da sua aposentadoria que é pago pelo inss direto em sua conta corrente ou poupança. Todo aquele dinheiro que era descontado do seu salário durante a sua vida agora será retornado a você em forma de pagamento o que mostra que os descontos em folha não foram lá uma ideia tão ruim.

Para que você receba este valor seus pagamentos devem estar em dia junto ao INSS, desta forma você pode e deve verificar sempre que possível se empresa onde trabalha está em dia com seus depósitos, a pergunta é: Como consultar o extrato do INSS?

Tela de consulta do extrato inss

Simples, para fazer isso você precisa acessar o site oficial da previdência social e navegar até a área de consulta de extrato, lá será solicitado que você informe seus documentos para consulta ao cadastro. Uma vez que os documentos estejam corretos você  verá na tela toda a informação referente aos depósitos realizados. Se você tiver alguma dúvida, pode consultar também os postos de atendimento da previdência social na sua cidade.

 

Ícaro Melo

Especialista em Tecnologias Microsoft, Redes de Computadores e Infraestrutura. Como hobby, faço monetização de sites com Adsense e Afiliados.