Hospedagem Compartilhada ou VPS e Cloud

Depois de muito tempo utilizando hospedagens compartilhadas e em paralelo ter conhecido a maravilha das VPS e servidores em Cloud, me sinto a vontade para explicar qual solução é melhor para cada etapa ou tipo de projeto.

No final deste artigo também vou explicar por que em todos os cenários, o uso de servidores em cloud é a melhor opção(custo x benefício) para quem tem conhecimento técnico suficiente para administrar os recursos dele.

Hospedagem Compartilhada

Para quem não sabe, quando você assina uma hospedagem dessas mais baratas (aqui no Brasil) é quase certo que você está utilizando um servidor compartilhado, e o que isso quer dizer?

Significa que você esta utilizando o mesmo IP, Memória, Apache e etc que outras centenas de sites, entre eles sites:

  • Sites com boa reputação
  • Má reputação
  • Sites de Spam
  • Pornografia
  • E etc

Os recursos de hospedagens compartilhadas geralmente é muito reduzido, apesar de algumas oferecerem disco e banda ilimitados, fique atento as letrinhas miúdas e a velocidade máxima de transmissão, que para sites grandes é insuficiente.

Mas apesar disso tudo parecer um problema, não fique apavorado! As hospedagens compartilhadas tem o seu lugar na vida dos sites, e muitos sites com um volume de acesso até que grande utilizam hospedagens compartilhadas. Falarei disso mais a frente.

VPS e Cloud

Muitas pessoas tratam como se fosse a mesma coisa, mas eu gosto de diferenciar, visto que muitos sites que vendem VPS oferecem serviços diferentes de sites que vendem Cloud.

VPS

Geralmente grandes sites de hospedagem que vendem o conceito de VPS tem todo um serviço voltado a hospedagem de sites por trás, desde o suporte até as aplicações como Painéis e etc.

Cloud

Já quando falamos de servidores em Cloud, o serviço de suporte fica limitado a máquina física e conectividade, o que você faz dentro do servidor ou o que instala é problema seu.

Não quero entrar em detalhes quando aos conceitos o importante aqui é explicar quando é a hora de sair de uma hospedagem compartilhada para um serviço mais robusto como uma VPS ou Servidor em Cloud (nuvém) e também qual dos dois escolher.

Quando usar Hospedagem Compartilhada e Quando usar VPS/CLOUD?

As duas primeiras coisas que você deve ter em mente é o Custo e a Necessidade. Você deve olhar para o seu site e saber como ele está hoje em termos de acesso e necessidades de banda e disco.

Você deve ter em mente também onde você quer chegar com ele, se é possível começar com uma hospedagem mais barata sem que isso interfira na usabilidade dos primeiros usuários que o conhecerem.

Não deve esquecer também é a aplicação deste seu site, se ele é um blog pessoal, site institucional, site de serviços, site que precisa estar bem posicionado no google para determinada palavra chave e etc.

Com todos os fatores acima podemos já traçar se podemos iniciar com uma hospedagem compartilhada de baixo custo ou se já precisamos de uma solução mais profissional.

Porque começar com uma hospedagem compartilhada?

Esta é uma opnião pessoal minha que pode ajudar você a entender sua atual necessidade. Eu acredito que todos que nuca trabalharam com web, monetização, ou nuca tiveram seu site pessoal ou de sua empresa, devem começar com uma hospedagem compartilhada.

Nela muitas funcionalidades e funções são bloqueadas, já que o servidor não é só seu e uma dezena de outros clientes pode ser prejudicado em caso de falhas, mas em contra partida você está protegido contra seus próprios erros e o suporte vai te atender em níveis bem básicos, excelente para quem não tem experiência.

O custo de uma hospedagem compartilhada é o mais baixo possível (só perde para cloud em algumas situações mas vou explicar isso mais a frente), sendo assim você não vai perder muito dinheiro caso seu projeto não vá para a frente.

Em hospedagens compartilhadas você já tem uma estrutura de FTP, Webmail e instaladores de WordPress e outras aplicações automáticos. Isso fazer parte do que falei sobre ser bom para quem não tem experiência nem conhecimento técnico.

Quando partir para a VPS e Cloud

Após algum tempo utilizando uma hospedagem compartilhada, é provável que você comece a perceber alguns gargalos e comece a ficar chateado com algumas limitações.

Se o seu site já está tendo um volume grande de visitas e você começou a perceber que está impossível de navegar e isso está fazendo você perder vendas e acessos, então o momento chegou.

É a hora de coçar o bolso e investir em uma VPS ou estudar e partir para a “dor de cabeça” de manter um server em Cloud (em alguns casos a despesa deste também vai ser alta)

Entendendo a diferença entre VPS e Cloud

Eu sei que muitos sabidinhos que estão lendo podem estar pensando, mas o VPS e Cloud não são conceitos diferentes, eu sei disso e por isso vou explicar.

VPS é um servidor virtual que está dentro de um cenário de Cloud, mas ele é vendido como um produto diferente pelas empresas de hospedagem, muitos deles já possuem painel instalado além do suporte voltado para este fim.

Quando falamos de um server em Cloud propriamente dito, o que acontece é que quando você assina o serviço, eles lhe passam o IP e a senha do server e daí pra frente você se vira.

Em algumas VPS o serviço também é parecido mas ainda assim tem alguns diferenciais, uma vez que se espera que você utilize ele para hospedagem de algum site ou alguns sites.

Quando usar VPS

Se você percebeu a necessidade de sair de um host compartilhado mas não possui conhecimento técnico avançado para preparar um servidor do zero e resolver os problemas que ele venha a ter, eu recomento que você contrate um serviço de VPS daqueles que já vem com as funcionalidades básicas instaladas ou suporte para isso.

Alguns casos você recebe o server crú mas a empresa disponibiliza instalações de foram paga.

Os serviços de VPS são muito diferentes uns dos outros e você deve estudar cada oferta, existem alguns que você tem domínio total sobre a máquina. Existem outros que para fazer um reboot você precisa abrir um chamado, e por aí vai.

Quando ter um Server em Cloud

Se você acha que dá conta de gerenciar um servidor linux, ou mesmo se você gosta de se aventurar em novas tecnologias, este é o seu lugar.

É bem provável que você tenha algumas dores de cabeça ao longo do caminho e que arranque alguns fios de cabelo durante os primeiros dias e meses de uso, caso não conheça muito de linux. O custo e a liberdade que você vai ter para administrar o seu servidor são fora do comum.

O custo de um servidor na digital ocean por exemplo inicia nos U$ 5,00 mensais para um servidor simples com 512 Mb de Ram. Parece pouco mas você acredita que em uma hospedagem compartilhada você tem tudo isso de memória esperando o seu uso? e se está achando caro veja o preço de uma VPS com 512 Mb de ram.

A velocidade de transmissão é incrível e vale muito a pena, eu por exemplo utilizo dois servidores um em que coloco vários sites meus e outro para um site com maior volume de acesso.

Lembrando que você precisa entender um pouco de linux para isso, senão será impossível colocar o bendito no ar. Geralmente existem diversos tutoriais dentro do próprio site da empresa onde você contrata o serviço, não se assuste.

Serviços que já utilizei e utilizo

Já trabalhei com diversos servidores compartilhados, e para ser bonzinho com todos que deixar claro que se você compra um fusca, não adianta querer velocidade de ferrari. Sendo assim ao assinar uma hospedagem compartilhada, não espere a qualidade de um servidor só seu.

Dentre os que já utilizei lembro dos seguintes

  • UolHost: não recomendo, fique longe!
  • Hostnet: Suporte muito atencioso, limitado como qualquer hospedagem compartilhada mas excelente para começar
  • Hostgator: Custo baixo, suporte limitado mas o Cpanel(painel de administração) é fácil de aprender a usar
  • Dreamhost: Utiliza painel de administração próprio, o serviço é de maior qualidade e para que gosta de acessar por linha de comando existem algumas opções a mais, mas ainda é compartilhada.
  • DigitalOcean: Excelente, Barato e eu recomento muito clique aqui se quiser conhecer também. Meus sites estão todos lá! No modelo de Cloud e não VPS. Falei sobre eles um tempo atrás aqui no blog: Hospedagem na digital Ocean

Conclusão

No fim das contas você deve entender o que é melhor no seu caso e para o seu conhecimento. Vou tentar resumir abaixo:

  • Para sites pequenos: Hospedagem compartilhada
  • Para quem não tem nenhum conhecimento: Hospedagem Compartilhada
  • Para Sites pessoais e Corporativos com pouco acesso: Hospedagem Compartilhada
  • Sites com Grande Volume de Acesso e administrado sem conhecimentos avançados: VPS
  • Administradores com conhecimentos avançados não importanto o tamanho do site: Cloud
  • Velocidade e Estabilidade: Cloud e VPS
  • Custo: Cloud
  • Custo sem dor de cabeça para administrar: Compartilhada
  • Nerds e Geeks: Cloud
  • Minha preferência: Cloud

Comente sua experiência abaixo. Um abraço!

Ícaro Melo

Especialista em Tecnologias Microsoft, Redes de Computadores e Infraestrutura. Como hobby, faço monetização de sites com Adsense e Afiliados.