Hospedagem de Sites na Digital Ocean

Conheci esta semana a Digital Ocean a “salvação” para hospedagem dos meus sites em VPS e Cloud, uma forma de me libertar dos serviços da HostGator. Não que estivesse tendo problemas muito grandes com eles mas para o tipo de necessidade que eu tenho, eles já não conseguiam mais atender.

O @danielvieira7 me apresentou a Digital Ocean falando sobre o seu preço baixo e os seus discos SSD, desacreditei do preços, da capacidade dos servers e fui conferir. Não tinha o que esperar, contratei na mesma hora o plano mais barato que é de U$5,00.

Eles trabalham com o conceito de Cloud que é muito melhor na minha opinião do que os planos VPS da HostGator e a maioria por aí.

Além de pagar um valor muito justo (e que não muda) , você tem maior liberdade para escolher e configurar o seu servidor.

A cobrança é mensal, diferente das VPS onde a cobrança é com base no consumo, cobrando um valor totalmente sem noção!

Você pode ver os preços e assinar por aqui <<

Primeiras impressões.

Como iria utilizar para colocar alguns sites meus, parti para a instalação do CentOS com Apache e migrei um dos meus sites.

Durante a migração a velocidade de conexão com os servidores da Digital Ocean foi incrível, subi os arquivos na velocidade da luz. Após a instalação, no primeiro acesso ao painel do wordpress eu já percebi o ganho notório de velocidade no meu site.

A fluidez aumentou muito e o site se tornou muito mais estável, além de você poder ter um IP dedicado incluso para o seu site e ainda a possibilidade de configurar um DNS reverso. Coisas que você não encontra em uma hospedagem compartilhada.

Levei cerca de 15 minutos para completar a instalação e preparação do ambiente para receber o meu site (isso no segundo servidor que montei, quando já tinha pegado os macetes).

Hospedagem Digital Ocean

Existe a possibilidade de escolher a localização do seu servidor, isso é muito interessante para quem trabalha com ranqueamento no Google pois você terá uma diversidade grande de IPs, além de ter um por site você pode escolher ainda a localização.

Aos poucos vou retirando todos os meus sites (que geram renda) do hostgator e trabalhar com o cloud da Digital Ocean.

Outras melhorias após a migração

Além do ganho de estabilidade e fluidez, logo nos primeiros dias já subi algumas posições no ranqueamento do Google. Como é de conhecimento de todos a velocidade e estabilidade do site também interferem no seu posicionamento.

Mais um motivo pra seguir com o plano de abandonar o HostGator, que é bom mas não por muito tempo.

Hospede na Digital Ocean

Suporte, Tutoriais e Ajuda

Eles possuem uma comunidade que posta diversos tipos de tutoriais para várias distribuições linux com as dúvidas mais comuns. É possível seguir estes tutoriais sem grandes dificuldades se você tiver um conhecimento razoável de Linux.

Mesmo quem não tem conhecimento consegue mesmo que com certa dificuldade instalar e utilizar os serviços da DO.

Enfrentei alguns problemas não ligados a Digital Ocean, mas de configuração do CentOS e WordPress que irei postar aqui para ajudar quem tiver algum tipo de dúvida.

Digital Ocean vale a pena?

Se você quer ter controle total dos seus sites e da performance deles e ainda com um IP dedicado para evitar problemas com spammers, então a Hospedagem Digital Ocean é pra você. Você terá seu servidor Dedicado ou VPS em Cloud a preço de banana, literalmente!

Acesse o site da Digital Ocean e assine seu servidor linux em cloud para hospedar seus sites, garanto que assim como eu você vai adorar os serviços deles.

Atualização

Estamos em 2017 e após 4 anos continuo usando e não encontrei nenhum serviço de cloud tão bom por um preço tão baixo.

Os serviços de hospedagem da Digital Ocean só estão melhorando e novas funcionalidades estão chegando a cada dia. Foi acrescentado um serviço mais inteligente de backup, DNS e diversos novos datacenters espalhados pelo mundo.

O monitoramento dos servidores na cloud também ganhou novas ferramentas e o mais incrível o valor continua o mesmo de sempre!

Ícaro Melo

Especialista em Tecnologias Microsoft, Redes de Computadores e Infraestrutura. Como hobby, faço monetização de sites com Adsense e Afiliados.