Hospedagem na Digital Ocean

Conheci esta semana a Digital Ocean a “salvação” para os meus sites, uma forma de me libertar dos serviços da HostGator. Não que estivesse tendo problemas muito grandes com eles mas para o tipo de necessidade que eu tenho, eles já não conseguiam mais atender.

O @danielvieira7 me apresentou o Digital Ocean falando sobre o seu preço baixo e os seus discos SSD, desacreditei do preços, da capacidade dos servers e fui conferir. Não tinha o que esperar, contratei na mesma hora o plano mais barato que é de U$5,00.

Eles trabalham com o conceito de Cloud que é muito melhor na minha opinião do que os planos VPS da HostGator e a maioria por aí.

Além de pagar um valor muito justo (e que não muda) , você tem maior liberdade para escolher e configurar o seu servidor.

A cobrança é mensal, diferente das VPS onde a cobrança é com base no consumo, cobrando um valor totalmente sem noção!

Você pode ver os preços e assinar por aqui <<

Primeiras impressões.

Como iria utilizar para colocar alguns sites meus, parti para a instalação do CentOS com Apache e migrei um dos meus sites.

Durante a migração a velocidade de conexão com os servidores da Digital Ocean foi incrível, subi os arquivos na velocidade da luz. Após a instalação, no primeiro acesso ao painel do wordpress eu já percebi o ganho notório de velocidade no meu site.

A fluidez aumentou muito e o site se tornou muito mais estável, além de você poder ter um IP dedicado incluso para o seu site e ainda a possibilidade de configurar um DNS reverso. Coisas que você não encontra em uma hospedagem compartilhada.

Levei cerca de 15 minutos para completar a instalação e preparação do ambiente para receber o meu site (isso no segundo servidor que montei, quando já tinha pegado os macetes).

Hospedagem Digital Ocean

Existe a possibilidade de escolher a localização do seu servidor, isso é muito interessante para quem trabalha com ranqueamento no Google pois você terá uma diversidade grande de IPs, além de ter um por site você pode escolher ainda a localização.

Aos poucos vou retirando todos os meus sites (que geram renda) do hostgator e trabalhar com o cloud da Digital Ocean.

Outras melhorias após a migração

Além do ganho de estabilidade e fluidez, logo nos primeiros dias já subi algumas posições no ranqueamento do Google. Como é de conhecimento de todos a velocidade e estabilidade do site também interferem no seu posicionamento.

Mais um motivo pra seguir com o plano de abandonar o HostGator, que é bom mas não por muito tempo.

Hospede na Digital Ocean

Suporte, Tutoriais e Ajuda

Eles possuem uma comunidade que posta diversos tipos de tutoriais para várias distribuições linux com as dúvidas mais comuns. É possível seguir estes tutoriais sem grandes dificuldades se você tiver um conhecimento razoável de Linux.

Mesmo quem não tem conhecimento consegue mesmo que com certa dificuldade instalar e utilizar os serviços da DO.

Enfrentei alguns problemas não ligados a Digital Ocean, mas de configuração do CentOS e WordPress que irei postar aqui para ajudar quem tiver algum tipo de dúvida.

Digital Ocean vale a pena?

Se você quer ter controle total dos seus sites e da performance deles e ainda com um IP dedicado para evitar problemas com spammers, então a Hospedagem Digital Ocean é pra você. Você terá seu servidor Dedicado ou VPS em Cloud a preço de banana, literalmente!

Acesse o site da Digital Ocean e assine seu servidor linux em cloud para hospedar seus sites, garanto que assim como eu você vai adorar os serviços deles.

Atualização

Estamos em 2017 e após 4 anos continuo usando e não encontrei nenhum serviço de cloud tão bom por um preço tão baixo.

Os serviços de hospedagem da Digital Ocean só estão melhorando e novas funcionalidades estão chegando a cada dia. Foi acrescentado um serviço mais inteligente de backup, DNS e diversos novos datacenters espalhados pelo mundo.

O monitoramento dos servidores na cloud também ganhou novas ferramentas e o mais incrível o valor continua o mesmo de sempre!

Ícaro Melo

Especialista em Tecnologias Microsoft, Redes de Computadores e Infraestrutura. Como hobby, faço monetização de sites com Adsense e Afiliados.

  • Kandido

    Mano me tira uma dúvida, eu sou novo nisso. Eu contratei o plano de 5 dólares, no momento eu tenho dois droplets… Sabe me informar se eu vou pagar mais por está usando dois droplets?

    • Cada 5 dólares é um droplet. Neste caso você vai pagar 10 dólares

  • Juliao Augusto

    Olá amigo, boa tarde. Nesse seu plano de $5 já vem com o cPanel instalado? Eu preciso urgente transferir um site para um servidor de qualidade. Obrigado.

    • Fala Juliano,

      Eles não vem com nada instalado, você precisa fazer tudo na mão.

      Mas tem vários Tutoriais bem simples que explicam como fazer isso.

      Lembrando que o Cpanel é pago, mas existem outras soluções.

      Para um site só você não precisa de Painel.

      Pra vários sites também existe uma solução sem painel chamada easy engine.

      Mas se fizer questão de um painel, existe o VESTA CP que é gratuito

      • Juliao Augusto

        Entendi Ícaro, no meu caso eu quero hospedar um site que irá receber cadastros do mundo inteiro, e terei que configurar as tarefas CRON para as pessoas receberem e-mails automáticos quando elas receberem um novo membro na rede delas, uma mensagem de boas vindas entre outras mensagens automáticas, atualmente esse meu site está hospedado na hostgator, no plano M, mas eu só estou testando, fazendo alguns cadastros de teste, e percebi que algumas páginas do site já não estão carregando, talvez porque o PHP da hostgator ficou sobrecarregado. Por isso quero transferir meu site para um serviço mais amplo, de maior qualidade. Você acredita que esse plano de $5 da Digital Ocean será útil para esse meu site? Obrigado.

        • Fala Juliao,

          Ele dá conta sim e o melhor dele é que você pode começar com essa de $5 durante essa fase inicial e aumentar conforme sua necessidade.
          Ele permite até que você aumente em momentos de pico e depois volte, pagando só pelo tempo que usou mais recursos do servidor.

  • Ailton Pereira

    Valeu pela dica Icaro. Mas, me responda uma coisa, com um contrato de US$5,00 eu hospedar quantos sites posso hospedar. Quero agradecer pela excelente dica, pois quem compartilha conhecimento vai sempre muito mais longe. Parabéns e sucesso!

    • Cara, você pode hospedar quantos sites o hardware da máquina virtual aguentar. Se forem sites de pouca visitação e você otimizar bem, dá pra colocar até 10 sites PHP com Mysql

  • João Romualdo

    Obrigado pelo post e informações!!
    Tenho uma curiosidade quanto aos e-mails, voce tem uma hospedagem apenas para e-mails ou configurou os clouds como servidor de e-mail também?
    abraço

    • Eu uso uma solução de e-mails em Linux sim, mas prefiro deixar fora sempre que possível pra não dar muito trabalho e não pesar.
      Mas funciona muito bem…

  • Victor Paulo

    Show suas informações

  • Leandro Severino

    Troca pergunta 1 por isso:

    1) Quantos dominios tu tens hospedado lá ? São todos no mesmo Droplet ou tu tens mais de um droplet ? e qual o plano tu usa ?

    OB: Copy-And-Paste o mal da computação, kkkkk

    • Hoje eu tenho 3 Droplets, os 3 eu peguei com a configuração mínima =)

      Subject: Re: Comment on Hospedagem na Digital Ocean

  • Gabriela

    Olá Ícaro, estou começando agora a usar os serviços da Digital Ocean, e estou com uma dificuldade, foi configurado ja o dominio mas nas minhas maquinas o dominio nao entra e em outras sim, você sabe me ajudar neste caso?? Obrigada!

    • Você apontou o DNS para o IP das suas máquinas na Digital Ocean?
      Como está fazendo?

  • Yan Ferreira

    Olá ícaro, o post é meio antigo mas está valendo. Eu queria saber se quando eu pegar um droplet de digitalocean eu posso hospedar quantos sites eu quiser ??

    • Isso mesmo, hoje eu tenho 3 Droplets. Em um deles tenho cerca de 10 sites, você deve ficar atento apenas aos recursos de hardware do seu servidor. Para sites simples não precisa de muito.
      Neste por exemplo utilizo um servidor de 1Gb de memória.

      Quando for pegar seu Droplet Utilize o Link: https://www.digitalocean.com/?refcode=afb6cf710c90

  • jonas

    icaro blz… o reverso … foi configurado manualmente ou automatico… Vi que na digital ocean o reverso esta atrelado ao nome de sua maquina ou droplet… e isto mesmo…

    • Isso mesmo, alterando o nome da sua máquina ele já altera o hostname, mas só após reiniciar.
      Se souber fazer isso via linha de comando não precisa.

  • Pingback: Hospedagem Compartilhada ou VPS e Cloud()

  • diego92ms

    Parabéns pelo post! Estou pesquisando servidores de hospedagem e com certeza esse artigo contribuiu para a minha escolha…

    • Que Bom Diego, espero que tenha conseguido decidir qual a melhor opção para o seu caso.

      Um abraço

      • Saulo

        Oi Ícaro eu sempre trabalhei com hospedagem compartilhada, estava pensando em pegar um cloud/vps da digital ocean, mas tenho uma duvida, praticamente todos os planos clouds/vps de varias empresas de hospedagem vem zerado, sem apache, servidor de email, nada mesmo, na digital ocean é assim também? Voce configurou tudo issso em 20 min? Tem interface grafica pra fazer isso, ou você fez tudo na unha no linux? É facil de fazer, desculpa tanto as perguntas é por que sou leigo nesse tipo de assunto. Abraços

        • Oi Saulo,

          Cara é tudo via linha de comando, mas eles tem diversos HOW To’s que eu deixo até salvo nos favoritos.
          Dependendo do que você conhece, a curva de aprendizagem não é tão grande. Um amigo meu que não conhece nada ou quase nada de linux com um pouco de esforço se virou e se dá muito bem com a Digital Ocean.
          Todos serviços em Cloud são assim, você recebe o server puro só com o Sistema instalado.

          Se você quiser eu passo para você os how-tos necessários para preparar seu servidor.

          • Saulo

            Poise, Olha eu agradeceria muito, pode me passar por email se não for problema pra você, saulomeneghel@gmail.com mais uma dúvida você mencionou em um dos seus posts que algumas empresas de hospedagem ja configuram essas configurações de alguns vps, você sabe se a Digital Ocean faz isso?