Organizando a Casa #2

Empresas com mais de 200 colaboradores administrativos e filiais sem um controlador de Domínio ainda existem, acredite!

Não é difícil encontrar empresas com muito mais estações de trabalho sem nenhum controlador de domínio ou uma estrutura melhor gerenciada, seja Linux ou windows.

Depois da instalação e virtualização dos servidores da empresa com VMWare (parte que esqueci de mencionar do projeto) estamos implantando o AD com Windows Server 2012.

Fazer isso em uma rede pronta é um trabalho gigantesco que exige além de tudo, uma grande paciência pra resolver as peculiaridades de cada equipamento.

Uma das grandes dificuldades encontradas neste cenário é o forte e ainda vivo Windows XP, mesmo tendo grande compatibilidade com ele, o Windows  Server 2012 precisa de alguns “esquemas” para que novas funcionalidades como é o caso das GPP’s (criadas no Windows Server 2012). Mas nas máquinas com Windows 7 o funcionamento é perfeito.

Quem dera pudesse trabalhar com tanta facilidade assim na época em que administrava um Windows Server 2003 com clientes Windows XP SP2. A microsoft tem surpreendido com essa nova ferramenta e agora com a Chegada da versão R2 o céu é o limite.

Com tanto trabalho os estudos para a certificação estão caminhando a passos de tartaruga, mas todo este esforço será compensado em tempo no futuro para que eu possa realizar essas e muitas outras provas. Então por enquanto Implantação do Active Directory Neles!

 

ad_2012_windows

 

Ícaro Melo

Especialista em Tecnologias Microsoft, Redes de Computadores e Infraestrutura. Como hobby, faço monetização de sites com Adsense e Afiliados.