Rodar Hyper-V e VMware juntos

Um tempo atrás eu tinha muita dúvida sobre qual se sairia melhor para meus Labs: O Hyper-V ou o VMware, após buscar em muitas fontes, eu percebi que o Hyper-V (rodando no Windows 10) se sai ligeiramente melhor que o VMWare Workstation.

Isso não acontece é claro em uma comparação entre Hyper-V Server vs VMware Esxi, aí o negócio complica pro lado do Hyper-V.

Apesar disso, é fato que a usabilidade e ferramentas do VMware são muito melhores, acessíveis e customizáveis do que as do Hyper-V.

Quando não estou fazendo meus LABs Microsoft e estou estudando alguma coisa de Segurança, Pentest e etc. O VMware é a escolha mais do que certa, mas aí começa o dilema não é possível ter 2 hypervisores ao mesmo tempo, um pede que o outro seja desinstalado.

A Solução

Eu vi parte dessa solução no site do Daniel Donda no seguinte Link >> Hyper-V + Vmware

Dei uma pesquisada e encontrei mais algumas opções e métodos interessantes de se fazer a mesma coisa que e vou descrever abaixo:

1ª Opção: Criar uma segunda opção de Boot onde o Hyper-V é está desabilitado

Para isso funcionar, o Hyper-V tem que ser instalado antes de tudo. Se você não sabe como fazer isso leia este artigo >> Habilitando o Hyper-V no Windows 10

1 – Em um prompt com permissão de administrador rode o seguinte comando. Você pode substituir o “Windows com VMware” pela descrição de sua escolha:

BCDEDIT /COPY {DEFAULT} /D “Windows com VMware”
Guarde o código gerado acima, você vai precisar dele no próximo comando.

O comando acima fez a cópia da entrada padrão de inicialização do sistema, agora basta você alterar a opção referente ao Hyper-V nela com o comando abaixo:

BCDEDIT /SET {Código de Identificação Gerado no comando anterior} HYPERVISORLAUNCHTYPE OFF

Agora basta reiniciar o sistema e selecionar a opção desejada.

Para quem preferir o menu de inicialização antigo assim como eu, basta rodar o seguinte comando:

bcdedit /set {default} bootmenupolicy legacy

2ª Opção: Usar uma ferramenta que automatiza isso

A ferramenta abaixo não possui suporte nem garantias, algumas pessoas que utilizaram mencionaram alguns erros.

Comigo funcionou tranquilamente e é super prática, basta ativar e desativar o Hyper-V nela sem que seja necessário rodar nenhum comando como na primeira opção ou muito menos remover o Hyper-V para Instalar o VMware.

A ferramenta se chama HypervSwitch, é só baixar e rodar: HypervSwitch

Desativar o Hyper-V

 

Ficou com alguma dúvida, comente aí abaixo e vamos nos ajudando.

 

Ícaro Melo

Especialista em Tecnologias Microsoft, Redes de Computadores e Infraestrutura. Como hobby, faço monetização de sites com Adsense e Afiliados.