Windows XP não abre arquivos com Data Deduplication

Após aplicar o Data Deduplication no Windows Server 2012 percebi que todos os computadores com Windows XP pararam de abrir arquivos do meu File Server.

Como sabia que não podia ser coincidência uma vez que o problema ocorreu logo após a ativação do serviço, já parti para o bom Google para estudar os pré-requisitos ou problemas conhecidos para entender se não deixei nada passar desapercebido uma vez que a documentação não traz nenhuma recomendação quanto a versão do sistema operacional cliente.

Após encontrar algumas informações no support.microsoft.com percebi que o erro era gerado por uma incompatibilidade gerada por um parametro no registro do windows no meu servidor que é alterado/criado pelo meu software de antivírus McAfee.

Em resumo o que precisei fazer foi o seguinte:

  • Acessar a seguinte chave:
HKLM\System\CurrentControlSet\Services\LanmanServer\Parameters\
  • Alterar o parametro enableecp  de 1 para 0
  • Entrar no gerenciador de serviços e reiniciar o serviço “Server”

Após isso no máximo você vai precisar reiniciar alguns computadores que perderem a conexão com o server e estará tudo pronto.

Para maiores detalhes acesse a documentação oficial abaixo:

Ícaro Melo

Especialista em Tecnologias Microsoft, Redes de Computadores e Infraestrutura. Como hobby, faço monetização de sites com Adsense e Afiliados.